L
text.skipToContent text.skipToNavigation
0

Etna Blog

Conheça quais são os principais tipos de vinho

Entre no mundo dos vinhos e aproveite o inverno!

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas do mundo! Durante o inverno, é ele que aquece as noites e prolonga as conversas em família ou ao lado da pessoa amada. Sendo um entendedor de vinhos ou não, conhecer as classificações mais simples e populares da bebida pode ser uma solução para você saber qual é o seu vinho favorito. Por isso, separamos um conteúdo especial para você conhecer um pouco sobre o assunto e aproveitar o melhor do inverno e dos vinhos.

Vinhos tintos

O vinho tinto é o resultado da extração de uvas tintas. Normalmente, sua coloração é vinda do trabalho feito com as cascas das uvas durante o processo de maceração que traz ao vinho suas principais características. O sabor e a cor do vinho estão devidamente ligados a dois fatores: o tipo de uva que será usada e o tempo de maceração. Por existir uma ampla variedade de uvas tintas, os vinhos derivados podem ter estilos muito diferentes, com temperaturas de serviço distintas: entre os 14ºC e 16ºC para tintos leves e 16ºC e 18ºC para médios e os encorpados.

Você sabe qual taça é ideal para servir cada vinho? Confira tudo sobre o assunto com a Etna!

taças de vinho com cacho de uvas

Vinhos rosés

Com a mesma técnica da produção dos vinhos tintos, o Rosé pode ser feito por três métodos: o tradicional, o corte de vinho e a sangria. No método tradicional, as uvas são prensadas e mantidas por um período que varia entre 2h e 24h até que se obtenha o tom rosado. Já o método de corte de vinho consiste em uma mistura do vinho tinto já vinificado com o vinho branco, mas ele não é muito apreciado. Esse método em algumas regiões é proibido por lei.

Já o método sangria consiste em: antes da fermentação, retirar uma parte do mosto (em geral até 10%) das uvas prensadas. Deste líquido dá-se o nome de sangria, que é utilizado na produção do vinho rosado, que se configura um teor alcoólico mais acentuado. Os vinhos rosés mais famosos são produzidos na França, que utiliza o método tradicional, como também na Itália e em Portugal, além de Argentina e no Chile. É essencial mantê-lo entre 8ºC para servir!

taças com vinho rose

Vinhos brancos

Com método similar ao do vinho tinto, os vinhos brancos têm sua produção baseada em uvas brancas, mas também podem ser feitos com uvas tintas. Sua produção é feita com as cascas sendo separados assim que são prensadas, para que elas não adquiram a coloração do tinto. Elas são prensadas de forma suave para que o suco seja retirado sem esmagar a semente e as cascas, como também são mantidos em temperaturas mais baixas para obter um vinho mais leve. O ideal é que ele seja servido numa temperatura mais baixa, entre 6ºC e 12ºC. Algumas uvas brancas são mais populares, como o Chardonnay e o Sauvignon Blanc que são da França.

Agora que você já sabe mais sobre vinhos, prepare um jantar especial com queijos e vinhos!

taça de vinho branco

Espumantes

Espumante é vinho com “perlage”, ou borbulhas, e são produzidos em dois métodos de produção: Charmat e Chapenoise, que podem ser tintos, rosés ou brancos. Eles são bebidas únicas, cheias de sabor e elaboradas a partir de diversos tipos de uvas, características de cada região produtora. Em Champagne, região da França, onde a produção é muito elevada, por exemplo, são utilizadas castas como Chardonny, Pinot Noir e Pinot Manier, de vários formatos.

taça de espumante

Fortificados

Com um teor alcóolico mais levado, os vinhos fortificados possuem aguardente vínica ou outro destilado em sua produção. O álcool da bebida destilada mata as leveduras feitas pela fermentação, fazendo com que sobre uma quantidade maior de açúcar. O resultado é uma bebida mais doce, forte e com maior teor alcóolico. Se destacam nessa categoria o Vinho do Porto, Madeira, Jerez e Marsala. Eles são usados na gastronomia para compor vários preparos!

Gostou do conteúdo? Confira nosso catálogo de bar e vinhos e aproveite para servi-lo com os melhores produtos!

taça de fortificado