L
text.skipToContent text.skipToNavigation

Todo o site com frete grátis! Nas compras acima de R$ 399,90.

Guia de tapetes

Guia completo de tapetes para a sua casa!

Mulher com pés no tapete

Os tapetes são peças fundamentais na decoração, indispensáveis para quem deseja um lar bonito, aconchegante e sofisticado. Há muitas opções de texturas, tamanhos, cores e modelos para você escolher e, dependendo da sua escolha, essas peças podem ser utilizadas em todos os ambientes da casa, trazendo muitos benefícios. Um tapete de ótima qualidade pode beneficiar a acústica, o conforto térmico, além de proteger o piso. Por isso, esse item vai muito além da decoração favorecendo o bem-estar da família inteira. Confira o conteúdo desta semana, aproveite as dicas e descubra novas maneiras de decorar com essas peças tão especiais.

Qual o modelo de tapete ideal para a sala?

Sala de estar com tapete

Medidas

A sala de estar é um dos ambientes mais importantes da casa, sendo uma área de convivência aconchegante onde a família se reúne algumas horas do dia. A escolha de um bom tapete pode deixá-la ainda mais confortável, além de transformá-la esteticamente trazendo muita beleza ao ambiente. Antes de investir nessa peça, você deve ter uma noção básica das medidas da sala e saber que é fundamental que os móveis fiquem em cima do tapete, privilegiando a circulação. Vale a pena destacar que um tapete bem escolhido pode trazer amplitude, principalmente, em imóveis de medidas menores, que podem ganhar visualmente dimensões maiores do que a realidade. Fique atento também nas medidas do sofá, é importante saber que o ideal é sobrar 10 cm de tapete para cada um dos lados do móvel, com o tapete indo embaixo dele. Por último, observe se a peça e o sofá tem algo em comum, isso faz toda diferença!

Cores, texturas e estampas

Os tapetes mais utilizados em salas de estar são os modelos quadrados e retangulares. Mas é claro que não existe uma regra para isso e você pode decorar com a opção que achar mais interessante e dependendo do ambiente você pode usar a criatividade. Já quando o assunto são as cores, veja realmente qual é a atmosfera que você deseja trazer ao seu ambiente, ou seja, você quer deixá-lo mais claro, ampliá-lo ou trazer uma décor intimista? Tons claros deixam os ambientes mais alegres e têm poder de ampliá-lo visualmente. Já tons mais escuros podem deixar sua sala com um estilo mais intimista. Já as estampas caem muito bem na sala de estar, só fique atento às dimensões das estampas no tapete se no caso forem geométricas. Confira também as medidas do seu imóvel, o excesso de geometrismo pode deixar imóveis pequenos bastante carregados.

Pelos

Nada melhor do que chegar em casa, tirar os sapatos e desfrutar de um tapete felpudo para andar descalço, né? Os tapetes com o excesso de pelos trazem mais conforto aos moradores e aquecem os ambientes, principalmente, no inverno. Mas, para lavá-los exige um trabalho maior, ainda mais se você tem animais de estimação ou crianças em casa. Já os tapetes com pelos mais curtos têm o benefício de serem mais fáceis de limpar e possuem uma variedade maior de estampas, cores e texturas para você decorar a casa.

Quais são os tapetes ideais para os quartos?

Dormitório com tapete

Medidas

O quarto é um espaço íntimo da casa que deve refletir na personalidade dos donos com muito conforto, charme e aconchego. O tapete pode ser a peça ideal para você reforçar essa ideia, principalmente, se você fizer a escolha certa da peça. Não existe uma regra específica que define o tamanho ideal de tapete para o quarto, mas é importante escolher um modelo que fique por baixo da cama com boas sobras nas laterais. Ou seja, com espaço suficiente para os donos da cama acordarem e não pisarem no chão frio. Mas, se você não gosta de tapetes grandes pode investir em opções de modelos médios ou até mesmo pequenos. Existem outras medidas que podem tornar seu quarto mais aconchegante. Uma ideia é posicionar passadeiras nas laterais da cama, esse tapete é bem alongado e cumpre bem a função de garantir conforto e trazer beleza ao ambiente.

Cores, texturas e estampas

Antes de investir em um tapete pense em alguns fatores antes, ou seja, se na sua casa tem pessoas alérgicas e animais de estimação. Isso é importante porque, a partir deste momento, que você saberá qual é o material ideal para o seu tapete. O felpudo pode ser um problema para alérgicos e acumular pelos dos pets, mas aquecem bem os ambientes. Já os de pelos curtos como os de sisal acumulam menos poeira e refrescam o espaço. Já em relação às cores e estampas há opções desde clássicas até as mais moderninhas nas lojas de decoração, escolha uma estampa do seu gosto pessoal e que não sobrecarregue o ambiente. Vale ressaltar que o quarto é sinônimo de descanso e tranquilidade, por isso, as cores também devem ser equilibradas. Caso seu piso tenha estampas vale a pena optar por um tapete neutro, o excesso visual pode causar cansaço.

Como posicioná-lo?

E agora, como posicioná-lo? Nos quartos com medidas maiores é importante optar por modelos de tapetes grandes e mais largos, eles cumprem bem a função de preencher os espaços que sobram. Já em quartos menores, uma ideia é investir em tapetes médios que fiquem ao lado da cama. Por isso, fique atento às medidas antes de escolher, deixe a escolha do tapete por último na lista da decoração, isso evita problemas futuros, viu?

Conheça outros modelos de tapete

Passadeira

Passadeira

Como nós falamos lá em cima, a passadeira pode ser uma opção bacana para ser posicionada ao lado da cama. Mas, você conhece esse formato de tapete? A passadeira é um modelo de tapete comprido que pode ser utilizado em corredores, próximos a móveis como guarda-roupa, cama, pia de cozinha e até em banheiros, jardins e quartos.

Carpete

Carpete

O carpete é um tipo de tapeto fixo que não dá para tirar para lavar. Ele, normalmente, é colocado em todo o quarto, na sala ou até mesmo em todos ambientes da casa. Há alguns anos os carpetes eram comuns no Brasil, mas atualmente não estão na moda. Ele é problema para as pessoas que tem problemas respiratórios, pois acumulam poeira.

Tapete de entrada

Tapete de entrada

Quem nunca se deparou com um tapete pequeno na entrada da casa de um amigo? Esses tapetes cumprem a função de higienização dos pés antes da entrada na casa. Geralmente, esses modelos são alegres com cores, desenhos e a frases bem divertidas.

Gostou do nosso conteúdo desta semana? Agora que você já sabe tudo sobre tapetes, que tal repaginar os ambientes da sua casa com essa peça tão especial? Confira o catálogo da Etna e veja qual é a melhor opção para seu ambiente. Até semana que vem!