L
text.skipToContent text.skipToNavigation
0

Etna Blog

Descubra qual sofá é ideal para sua sala de estar

Algumas dicas podem te ajudar a escolher o modelo certo

A sala de estar é um dos cômodos mais importantes da casa. É nesse ambiente que a família costuma se reunir para passar algumas horas do dia, seja para assistir um filme, ou até mesmo conversar. Nesse ambiente, o móvel mais importante é o sofá, ele é realmente o protagonista da sala de estar e deve ser confortável o suficiente para que esses momentos em família sejam ainda mais agradáveis. Entretanto, quando o assunto é escolher o modelo certo muitas pessoas ficam com um pé atrás, com receio de errar no momento da compra. A escolha errada de um modelo pode interferir diretamente no ambiente, por isso a Etna dá 5 dicas para você acertar!

Veja em qual espaço o sofá ficará

É claro que antes de escolher o modelo e ir até a loja fazer a compra, é essencial você já ter definido o local em que o sofá será posicionado. O ideal é ter todas as medidas do espaço já anotadas, para que cada detalhe do móvel fique em harmonia com o restante da decoração e, claro, evitar dores de cabeça futuras. Afinal, não adianta escolher um sofá com design bonito e inovador se ele não cabe na sua sala, ou melhor, não consegue passar pela porta do seu espaço!

Em falar em ambientes pequenos, confira dicas para otimizar sua sala de estar com muito estilo!

Sofá cinza com manta e mesa de centro

Confira qual é o modelo ideal para sua sala

Há muitos modelos de sofá disponíveis nas lojas de casa e decoração para você escolher, há formatos, cores e texturas diferentes. Por isso, é fundamental conhecer todos os modelos e descobrir qual é o melhor para sua sala de estar. Existem sofás no estilo tradicional, retrátil, curvo, chaise e reclinável. Caso você tenha uma sala de estar com medidas compactas, o modelo retrátil, por exemplo, pode ser a solução para ganhar espaço nesse ambiente. Já para salas que tem boas medidas, um modelo com chaise pode trazer ainda mais conforto e sofisticação, viu?

sofá cinza

Considere o tamanho ideal

Além de medir o espaço onde o sofá ficará, é fundamental levar em consideração outras medidas padrões para que ele fique harmônico com o ambiente. Um sofá de três lugares, por exemplo tem, em média, 2,30m a 3m de comprimento. O de dois lugares, 1,60 m a 2m. Mas, também existem modelos de sofá menores para salas compactas, que medem, em média, cerca de 1,30m e 1,40m. Mas, quem tem ambientes maiores podem ousar muito com versões de 4m!

sofa bege com mesa de centro

Atente-se ao material do móvel

É claro que beleza e sofisticação são fundamentais, mas antes desses requisitos, é muito importante considerar o conforto e a qualidade deste móvel. Por isso, preste atenção no material usado na fabricação do sofá. O ideal é que ele seja produzido em madeiras e faixas de lona para sustentar as molas, como também, que o móvel tenha espumas de qualidade com a D33, plumas ou soft. Nesse sentido, veja todas essas informações no momento da sua escolha!

Já escolheu o modelo ideal para sua sala de estar, confira como compor a decoração com estilo!

sofa bege com mesa de centro

Acabamento é muito importante

Escolher um sofá com um acabamento de qualidade pode fazer o móvel ter sua vida útil muito prolongada. Você pode encontrar acabamento em tecido para diferentes prioridades. Por exemplo, caso você tenha crianças e animais de estimação em casa, uma solução é investir em um sofá com tecido tecnológico. Esse tecido, tem os frios protegidos no momento de sua confecção, além de ser o modelo ideal contra líquidos e sujeira, com mais durabilidade. Agora, se você mora em uma cidade muito calorosa, opte por acabamentos como o linho, vai te ajudar!

Em falar em acabamento, descubra qual é o revestimento ideal para o sofá da sua sala de estar!

sofa rosa com mesa lateral

Até semana que vem!