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Durma bem

Descubra como ter uma noite de sono agradável

Ter um sono de qualidade é fundamental, é por meio dessas horas relaxando que o corpo adquire as energias necessárias para um estilo de vida saudável. Mas, problemas de insônia estão a cada dia mais frequentes no Brasil. Você sabia que alguns fatores como colchão, travesseiro, iluminação e mudanças de hábitos podem resultar em um sono de qualidade? Isso mesmo, e como se sabe uma noite bem dormida reduz as chances de desenvolver depressão e melhora gradativamente o apetite e o humor. Para você ficar por dentro de todos os benefícios, a Etna separou um conteúdo especial para quem precisa dormir um pouquinho mais. Confira o post desta semana e aproveite para mudar seus hábitos!

Casal dormindo

1. Colchão e travesseiro

Nada melhor do que ter uma cama com colchão e travesseiros confortáveis, não é mesmo? Repousar o corpo em um colchão de qualidade faz toda diferença, sabia? Ele proporciona bem-estar fornecendo energia para as tarefas da rotina, além de estimular a produtividade. Por isso, vale a pena investir em uma boa peça para cama, pois, àquelas de má qualidade são inadequadas para o corpo podendo causar dores e desgastes na coluna. Antes de investir em um colchão considere alguns fatores como densidade, a maneira como você gosta de dormir e, claro, qual é o mais adequado para sua coluna. Uma opção são os colchões de viscoelástica, eles são um dos melhores no mercado pois previnem câimbras e moldam o corpo com uma sustentação firme, garantindo conforto e uma boa postura.

Cama com travesseiro

Já com os travesseiros não é muito diferente, eles são mais importantes do que parecem. Se você fizer uma boa escolha descobrirá que ele traz benefícios ligados à qualidade de sono. Antes de adquirir um é fundamental saber quais são suas necessidades pessoais, ou seja, a altura e posição que você gosta de dormir. Como também se você prefere um travesseiro macio, firme ou que fique no meio termo. O travesseiro de látex, por exemplo, proporciona uma boa noite de sono. Ele contém espuma perfurada capaz de retornar à forma original após muitas deformações, além de garantir uma ótima ventilação interna e externa. Já os travesseiros de espuma compacta (poliuretano) é um dos mais completos, pois, eles são anatômicos e possuem uma composição firme que mantêm a cabeça na posição correta durante o sono, evitando assim dores ao acordar.

Travesseiros

2. Jogo de cama

Escolher um bom jogo de cama é um dos caminhos para ter um sono de qualidade. Um dos quesitos mais importantes que você deve ficar atento antes de escolher é o tamanho ideal dessas peças. Veja as especificações da sua cama: se ela é casal, queen, king ou infantil. Para não errar, fique atento também às dimensões do colchão e deixe cerca de 10 cm de sobra para definir a altura dos lençóis. Já na hora de escolher o tipo de tecido é necessário ver à sua composição, pois existem muitos modelos que possuem misturas de componentes. Por isso, se escolher um jogo de cama de algodão é fundamental garantir que ele seja 100% de algodão para você ter o conforto que merece na hora de dormir. Os jogos de cama feitos de fibras naturais são os mais macios ao toque fazendo diferença para quem procura um kit de qualidade.

Interior do quarto branco e cinza

3. Iluminação

Já que falamos que algumas peças que ajudam a manter seu quarto ideal para uma boa noite de sono, não poderíamos deixar de falar da iluminação. Se você deseja garantir um sono agradável, fique atento à luminosidade do quarto. Algumas mudanças podem fazer toda diferença e garantir maior qualidade de vida. Para isso, vale a pena investir em uma boa iluminação artificial para evitar que seu descanso seja interrompido. A luz amarela quando posicionada de forma indireta e com baixa intensidade garante segurança e não atrapalha seu descanso. Outra ideia também é não manter as luzes acesas no quarto, essa é uma solução para quem tem insônia. Luminárias de mesas com luz amarela podem ser a saída para quem não gosta do escuro, escolha o modelo ideal para sua mesa de cabeceira.

Iluminação no quarto

4. Mudanças de hábitos

Gente, talvez essa seja a dica mais importante! Para você conseguir dormir bem é necessário mudar alguns hábitos que atrapalham sua rotina. Em média é fundamental dormir cerca de 8 a 9 horas para estar bem-disposto no dia seguinte, respeite esse horário e vá para a cama mais cedo. Outro hábito necessário é desligar os aparelhos eletrônicos como celular, televisão e computador ao menos 1h antes de ir para a cama. Eles excitam o cérebro e deixam as pessoas mais agitadas do que o normal, consequentemente, atrapalhando o sono. O consumo de bebidas estimulantes como café, chá preto e verde também deve ser evitado, eles deixam as pessoas mais despertas diminuindo o sono. Sempre que possível, invista em bebidas que favorecem o sono como um copo de leite morno ou um chá relaxante de cidreira ou de camomila. O uso de óleos essenciais, como a lavanda, tem um efeito relaxante fazendo com que o cérebro receba mais oxigênio, além de estimular a produção hormonal promovendo a sensação de bem-estar. Coloque 2 a 3 gostas de óleos essenciais na almofada ou no pijama antes de ir dormir, outra alternativa é colocá-los no aromatizador ou sob a forma de spray pulverizando-os no quarto.

Gostou do post desta semana? Mude alguns hábitos e aprenda a respeitar o sono, assim você terá mais qualidade de vida e produtividade. Na próxima semana vamos falar de como cultivar plantas em ambientes internos, elas ganharam espaço na decoração e são uma das tendências de décor em 2020.

Fique ligado!