L
text.skipToContent text.skipToNavigation

Todo o site com frete grátis*! Nas compras acima de R$ 699,90.

*Para produtos vendidos e entregues por Etna.

Blog

Descubra qual a distância ideal entre o sofá e a tv

Algumas dicas podem te ajudar a garantir mais conforto no momento de assistir televisão

Planejar a decoração de um ambiente requer criatividade, principalmente, quando falamos nas áreas de convivência da casa como a sala de estar, jantar e varanda. Não existe uma regra para decorar, mas algumas dicas podem te ajudar a trazer mais conforto e funcionalidade aos ambientes. Na sala de estar, por exemplo, saber qual é a distância ideal entre o sofá e a TV pode privilegiar o seu bem-estar e de sua família. O mau posicionamento desses itens podem causar problemas de saúde, como dores de cabeça e nos olhos. Confira as dicas e saiba como aplicá-las em casa!

Mulher assistindo tv

Alguns critérios para a realização do cálculo

Conhecer as medidas do ambiente antes de investir em móveis é essencial. Você sabia que o tamanho da TV interfere diretamente no conforto de quem assiste? Isso mesmo! Por exemplo, uma TV pequena em um cômodo grande não permite enxergar a tela com clareza, como também uma TV grande em um ambiente compacto pode prejudicar e limitar a sua visão da TV.

A quantidade de móveis dispostos no espaço, o tamanho e a claridade do ambiente são outros fatores que têm relação direta com a distância correta da TV. É fundamental analisar a posição das pessoas ao assistir televisão, já que o ângulo influencia diretamente essa experiência na sala.

Fique atento também na resolução da TV, telas de padrão, HD, Full HD e 4K têm resoluções diferentes que interferem nos detalhes da imagem. Com uma tela pequena distante, você pode não enxergar os detalhes, da mesma forma que um TV 4K perto demais pode incomodar a visão.

Vale ressaltar que a ergonomia também deve ser levada em consideração. O ideal é que as pessoas não precisem levantar ou abaixar muito o pescoço ao olharem a TV. Por isso, essa distância precisa estar mais ou menos na altura dos olhos de quem está sentado no sofá à frente.

Como realizar o cálculo?

Siga as medidas recomendadas levando em consideração os critérios citados acima. Você pode tomar como base uma altura de 1,20 cm do chão, isso pode variar de acordo com cada pessoa da casa. Para você ter uma ideia, basta um adulto sentar no sofá e testar se precisa erguer ou abaixar o pescoço muito além do necessário. Confira o gráfico abaixo e ajuste a distância da TV.

Distância entre o sofá e a tv