L
text.skipToContent text.skipToNavigation
0

Etna Blog

Como montar um cantinho da leitura

Criar um ambiente destinado à leitura pode trazer benefícios para a rotina

Você sabia que a leitura é um hábito muito saudável e pode trazer muitos benefícios para o seu dia a dia? Ela estimula a criatividade, melhora a concentração, amplia o vocabulário e a habilidade de escrita e, ainda por cima, tem o poder de transportar o leitor para outro univerno. Em contrapartida, nos últimos tempos as pessoas estão criando ambientes para relaxar em casa. Em função do dia a dia agitado, muitas delas desejam um refúgio para descansar. Pensando nisso, que tal unir o útil ao agradável? Um cantinho da leitura pode ser feito em qualquer local da casa sem precisar de muitas mudanças. Confira as dicas e aproveite!

Separe o espaço ideal

Qualquer ambiente pode receber uma separação para ser o cantinho da leitura, como o quarto, a varanda e até mesmo a sala de estar, sem desafios! Além disso, é importante torná-lo acolhedor o suficiente com itens confortáveis, como pufes para apoiar os pés, mantas e almofadas. Caso você não encontre esse cantinho, uma solução é distribuir futtons ou pallets no chão para esses momentos, ou até mesmo distribuir algumas almofadas e uma luminária adequada em uma mesinha lateral. O ideal é encontrar um local silencioso, confortável e leve.

Nada melhor do que uma manta para aquecer, né? Confira nossas opções de mantas e aproveite!

poltrona cinza com almofadas

Itens essenciais

Considere alguns móveis e itens essenciais, mas vale lembrar que é bom usar a criatividade e o que você já tem em casa. Por isso, nesse espaço não pode faltar um sofá, uma cadeira, ou uma poltrona, ok? Na hora de escolher esse item, veja qual é a opção mais confortável, assim você evitará futuras dores nas costas, podendo ler com tranquilidade. Outro fator essencial é um móvel para apoiar alguns livros, pode ser uma estante, um porta-revistas, ou até mesma uma mesa de cabeceira para acomodar todas as coisas que você precisa. Use a criatividade e curta!

As poltronas são peças coringas na decoração, confira as opções da Etna e traga conforto ao seu cantinho da leitura.

poltrona cinza com abajur e violão

Planeje a iluminação do espaço

A iluminação é fundamental para criar qualquer ambiente, por isso no seu cantinho da leitura ela não pode faltar. Essa iluminação ideal pode ser conquistada através de uma boa luminária, pendente ou abajur. As lâmpadas amarelas são as mais indicadas para esse momento. Mas, vale lembrar que nada é melhor e mais saudável do que a iluminação natural. Ela é limpa, eficiente e ecológica. Por isso vale a pena planejar seu cantinho na varanda ou no jardim, assim você conseguirá desfrutar da iluminação natural e, ainda por cima, observar a natureza.

Uma peça de iluminação não pode falta nesse ambiente, confira nosso catálogo de iluminação!

abajur e poltrona

Considere uma boa decoração

Depois de todos os critérios listados acima, que tal usar a criatividade e investir em uma boa decoração, sem grandes desafios? Esse é um cantinho de refúgio para a gente, seja para ler, tomar um cafezinho, ou até mesmo para descansar. Por isso, com poucos móveis e objetos conseguimos dar uma cara nova para ele. Você pode posicionar uma prateleira com plantinhas, ou distribuí-las em pendentes, separar alguns quadros que goste e colocar nas paredes, até pequenos acessórios são bem-vindos. Escolha peças que façam sentido para você.

flores e objetos decorativos